quinta-feira, 13 de setembro de 2007

15° Agrinordeste em Pernambuco

Pernambuco foi sucesso na 15° Agrinordeste o Maior seminário da agropecuária nordestina, esteve marcado pela diversidade de temas e uma maior interação entre seus participantes, o encontro anual que é realizado pela Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda, de 22 a 31 de setembro, reunindo especialistas de todo País. Este ano, além das palestras, os congressistas conferiram três exposições - flores, caprinos e camarão - em paralelo ao evento e participaram de oficinas de arranjos florais. O evento analisou oito grandes áreas temáticas como Turismo Rural, Bovinocultura de Leite, Apicultura, Caprino-ovinocultura, Aquicultura, Floricultura, Fruticultura e Atualidades, ao todo foram mais de 60 painéis com temas voltados para o interesse do setor.
No referente à expectativas dos organizadores o evento conseguiu reunir 3 mil participantes este ano superando o estimado de 2.5 mil participantes, para o presidente da Faepe, Pio Guerra um dos segmentos que mais atraiu atenções foi o Turismo Rural, considerado promissor, mas carente de investimentos e de uma melhor infra-estrutura. Os presentes do encontro puderam discutir o Turismo no meio rural e as oportunidades de negócios, Turismo pedagógico, Planejamento e implantando restaurantes rurais, Artesanato como recurso turístico e, de quebra, painéis sobre Paisagismo rural e Organização dos destinos turísticos.
O evento contou ainda com os destaques das palestras do presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, intitulada Canal do Sertão: Canal da Agroenergia em Pernambuco; Cana Transgênica, da palestra Projeto Genoma da Cana, ministrada pela pesquisadora Maria Cristina Falco, especialista em Biotecnologia do Centro de Tecnologia Canavieira, da palestra Ações institucionais para o mercado de flores, que terá à frente o presidente do Instituto Brasileiro de Flores, Kees Schoenmaker e da palestra o Agronegócio do Vinho do Nordeste Brasileiro, com o presidente da Boticelli e da Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Frutas e Horigranjeiros do Vale do São Francisco), José Gualberto Almeida.
Outro ponto forte foi a novidade da introdução da Cozinha Interativa AGRINORDESTE destacando duas das principais cadeias produtivas apoiadas pela FAEPE, carcinicultura e caprino-ovinocultura. Foram convidados seis renomados chefes de cozinha Douglas Van Der Ley, Hugo Prouvot, Alessandra Vasconcelos, Leandro Ricardo, Cláudia Freyre e César Santos, para elaborarem pratos originais de degustação de camarão e cabrito, valorizando os animais e demonstrando “in loco” o processo de preparação. No local, estavam reunidas, em 06 apresentações, cerca de 240 pessoas formadoras de opinião, como editores de gastronomia e economia de televisão, revistas e jornais de grande circulação, proprietários de restaurantes, buffets, hotéis e frigoríficos.
Em entrevista cedida ao Mundo Latino o presidente da Faepe, Pio Guerra se referiu ao processo de evolução do setor "A tecnologia e o conhecimento de mercado tornam competitiva a atividade agropecuária. É impossível competir sem haver desenvolvimento tecnológico, e a Agrinordeste proporciona essas informações", ressaltou.

Nenhum comentário: