quarta-feira, 28 de maio de 2008

ALEPE HOMENAGEIA ROMÁRIO DIAS

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e Ex-Presidente da Assembléia do Estado Romário Dias foi homenageado em seção solene no plenário da casa com o título de Cidadão de Pernambuco por resolução do Deputado Raimundo Pimentel da mesma forma antes da outorga do título, a casa de Joaquim Nabuco incluiu o retrato do homenageado na Galeria dos seus Ex-Presidentes.
O sergipano Filho de Mário Dias Pereira e Rosina de Castro Dias Pereira, nascido em 29 de abril de 1943, na cidade de Simão Dias, chegou a Pernambuco a idade de 3 anos se estabelecendo na cidade de Correntes, município do Agreste Meridional do estado , onde passou a infância e adolescência, no final da década de 60, mudou-se para Recife onde concluiu o segundo grau e cursos universitários.
Bacharel em Sociologia e Política, pela Universidade Federal de Pernambuco e em Administração, pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, é pós-graduado em Administração Pública.
Homem de imagem pulcra, com 20 anos dedicados ao exercício Legislativo Romário Dias é sinônimo de honestidade e de retidão política, ingressou na vida pública através da FIAM, onde foi Diretor Adjunto da Fundação de Desenvolvimento Municipal, foi membro do Conselho de Desenvolvimento Rural Integrado do Estado.
No INCRA, foi Presidente da Associação dos Servidores, Chefe da Seção de Materiais, Supervisor do Programa de Modernização das Atividades afetas à Secretaria de Administração daquele órgão nas áreas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amazonas, Chefe do Serviço Administrativo nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Coordenador Regional do Nordeste Meridional, Diretor Regional da DR-03.
Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Rural Integrado do estado de Pernambuco.Foi também Superintendente do Pro-Rural, Diretor Técnico e Presidente da FEBEM, Diretor Adjunto da FIAM, Secretário Executivo do Projeto Viver, Chefe de Gabinete do Ministério do Interior; Superintendente Adjunto da SUDENE, Secretário Extraordinário de Coordenação da Prefeitura do Recife, Secretário de Articulação do Governador do Estado de Pernambuco, Secretário de Transporte, Energia e Comunicação.
Em 1988, foi eleito Vereador da cidade do Recife, Deputado Estadual nas eleições de 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006. Na Assembléia Legislativa foi Presidente da Comissão de Justiça, Líder do Governo por dois períodos legislativos, Membro das Comissões Permanentes de Finanças e Orçamento e Desenvolvimento Econômico, Defesa da Cidadania, Administração Pública, Negócios Municipais e Justiça.
Atuou como Presidente das Comissões Especiais dos Precatórios; Pró-Refinaria e de Privatização da CHESF e da Comissão Parlamentar de Inquérito da Hemodiálise, como Presidente e das do Narcotráfico e da Pistolagem e CPI dos Medicamentos , como Membro efetivo.
Em 2001 foi eleito presidente da casa legislativa, dela se afastando em 2007, quando foi indicado por unanimidade pelos deputados para ingressar como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, tendo sido seu nome homologado para o cargo pelo governador Eduardo Campos.
No seu Discurso de agradecimentos o homenageado ressaltou o compromisso e o amor que sempre teve ao legislativo assim como a saudade que tem da Assembléia local que por seis anos como presidente conheceu nos mínimos detalhes, “fui presidente desta Casa por seis anos, e durante esse tempo presidi muitos títulos de Cidadão. Hoje eu sei realmente que esta é uma ocasião que a gente não tem como definir a emoção de ser acolhido numa terra tão querida, que me deu tudo na vida” .