sábado, 26 de julho de 2008

Comando Militar do Nordeste COMEMORA os 200 anos da Chegada da Família Real ao Brasil

07 de março de 1808, aportavam ao Rio de Janeiro os navios que traziam a Família Real Portuguesa, sua Corte e os componentes da Brigada Real da Marinha estes últimos ao desembarcar marcharão pelas ruas, com sua “música marcial” e pela primeira vez em nosso solo uma banda militar da Europa tocava a musica marcial.
Cem anos depois daquele momento o nascimento do nosso frevo Pernambucano oriundo dessas bandas tomaria o mundo como expressão cultural do nosso país.
Para comemorar a data a Divisão de Eventos Culturais do ICT encomendou ao Maestro Ademir Araújo uma fantasia musical que será apresentada hoje 26/07 no Forte do Brum rememorando a importância do fato histórico por méio da música.
A composição de sua propria autoria é uma criação alusiva ao momento histórico com a Banda dos Amigos da Cidade do Recife.
A banda que foi criada a 25 anos é composta por músicos essencialmente pernambucanos e tem como função resgatar raízes culturais de Pernambuco, representando a cidade com a qualidade e versatilidade musical que a diferenciam de entre os demais estados do Brasil.
Entre os artistas a se apresentar, a cantora Ângela Luz, o multi instrumentista Fernando Rodrigues tocando solos de guitarra portuguesa e o Quarteto Pérola (saxofones), comandado pela maestrina Lourdinha Nóbrega.
O evento tem coodenação do produtor cultural Adilson Rocha.