terça-feira, 11 de agosto de 2009

DESTAQUES DA ABAD 2009 EM PERNAMBUCO

A º29 convenção nacional da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores) entidade criada em 1981 com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadista distribuidor e da cadeia de abastecimento em todo o território nacional e que representa 5% das riquezas do PIB Brasileiro esta de volta a Pernambuco e com ela a Sweet Brazil International.
O evento, que vai até 13 de agosto no Centro de Convenções e que reúne representantes da indústria, do atacado distribuidor e do varejo no mesmo lugar para conhecer as novidades do setor, como também serviços de logística e geração de negócios esta de cara nova e com notícias para o setor.
Nesta edição 240 expositores de 26 estados da federação e 13 paises estrangeiros esperam receber 32 mil visitantes que poderão conhecer toda gama de mix de produtos e serviços espalhados numa área de 32 mil m2 entre o pavilhão e mezanino do Centro de Convenções de Pernambuco.
Realizada em parceria com a ASPA (Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores) e a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) a convenção contempla toda uma programação extensa de palestras técnicas com consultores e especialistas.
Temas, como o futuro da cadeia de abastecimento, estruturação empresarial, sucessão empresarial, SPED e Nota Fiscal Eletrônica entre outros serão discutidos e esclarecidos aos participantes.
Entre os expositores de destaque marcas nacionais como Arcor, Nestlé, Itambé, Volkswagen Caminhões, Kraft, Havaianas, Vinícola Aurora, Iveco, Bauducco, Garoto e outras fazem parte do mix de empresas participantes aqui no estado. Já no referente a Sweet Brazil International evento organizado pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas), novos produtos, novidades do setor e lançamento de produtos das empresas de diversos países estarão a disposição dos interessados em fazer negócios a nível de exportação.
Outra novidade deste ano e que acontece pela primeira vez no Brasil fica por conta da apresentação da “Loja Modelo Varejo Competitivo” que traz todo um conceito novo para utilização do espaço interior da loja com 200 m2, valorizando aspectos como organização e mostra de produtos, mix de serviços e atendimento diferenciado para ao cliente, o espaço, é uma parceria entre a ABAD, a Associação ECR Brasil, escritório da arquiteta Jovita Torrano, quem criou o projeto da loja.
Finalmente seguindo o conceito de responsabilidade social e de sustentabilidade criado a três anos atrás em 2007 e lançado aqui em Pernambuco na época, o Instituto ABAD, realizará o lançamento do “Sistema de Desenvolvimento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Setor Atacadista Distribuidor”, colocando em prática os projetos sociais Empório da Comunidade e o Na Mão Certa.
Da mesma forma, a coleta de materiais e reciclagem de resíduos, como também, a neutralização do carbono emitido pela ABAD durante o evento, com o plantio de árvores, em parceria com entidades especializadas e a doação de produtos dos estandes da feira a organizações do 3º setor serão atividades executadas em relação à responsabilidade social.
No referente ao setor, atacadista distribuidor o volume de negócios de janeiro a maio de 2009 aumentou 3,57% em relação ao mesmo período do ano anterior, já se falando sobre o balanço geral de 2008 o faturamento foi de R$ 120,8 bilhões sendo 53,4% das vendas do varejo mercearil que somou R$ 226 bilhões chegando assim a 8,5% em relação a 2007, apesar disso, e do crescimento da indústria no nordeste e em Pernambuco a queda nas exportações de produtos como (chocolates e balas) caiu 10% em 2008, já para 2009 a expectativa de crescimento é de 3% a 4% acima do Produto Interno Bruto brasileiro.
Para maiores informações entre no site: http://www.abad2009recife.com.br/.