sexta-feira, 12 de março de 2010

DESTAQUES DA HOMENAGEM AO CENTENARIO DA MORTE DO PATRONO DA ASSEBLÉIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO JOAQUIM NABUCO

Com as palavras endereçadas do pai o jurista e político baiano, senador do império José Tomás Nabuco de Araújo Filho (Juiz dos rebeldes da Revolução Praieira) ao filho Joaquim Nanuco Deputado por Recife na República, " Você será a gloria da sua descendência" e frizando a mesmas palavras ao assegurar que, "Assim foi, assim será e é", José Thomaz Nabuco Neto, de 73 anos, esteve presente na inauguração do busto em homenagem ao centenário da morte de seu avô Joaquim Nabuco em sessão solene na casa que acolheu como Patrono a Assembléia Legislativa de Pernambuco.
O abolicionista, jornalista, diplomata, político e historiador foi lembrado e destacado pela casa como o primeiro grande homem de importância nacional e mundial do Brasil na sua época.
Filho do jurista e político baiano, senador do império José Tomás Nabuco de Araújo Filho e de Ana Benigna de Sá Barreto Nabuco de Araújo, desposou Evelina Torres Soares Ribeiro, filha de José Antônio Soares Ribeiro, 1º barão de Inoã (ou Inhoã) dessa união nasceram: Maurício, Joaquim, Carolina, Mariana e José Tomas.
Opositor veemente da escravidão, contra a qual lutou através de suas atividades políticas fez campanha contra a escravidão na Câmara dos Deputados em 1878 e fundou a Sociedade Antiescravidão Brasileira, sendo responsável pela Abolição em 1888.Serviu como embaixador nos Estados Unidos da América (1905-1910) onde tornou-se um grande propagador dos Lusíadas de Camões, tendo publicado três conferências em língua inglesa sobre o tema: The Place of Camões in Litterature, Camões: the lyric Poet, e The Lusiads as the Epic of Love, mais tarde traduzidas para o português por Artur Bomilcar.
Em 1908 recebeu o grau de doutor em letras por Yale, e foi convidado a pronunciar o discurso oficial de encerramento do ano letivo ou dia da colação dos graus da Universidade de Chicago, e um discurso oficial na Universidade de Wisconsin, grandes honrarias.
Também passou muitos anos tanto na Inglaterra quanto na França, onde foi um forte proponente do pan-americanismo, presidindo a conferência de Pan-Americanos de 1906.
Fundador junto com Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, tomou assento na cadeira que tem por patrono Maciel Monteiro.
A iniciativa da homenagem foi relizada por uma comissão parlamentar formada pelos deputados Augusto Coutinho (DEM), João Fernando Coutinho (PSB) e Raimundo Pimentel (PSB), tendo o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Vinicius Vilaça, como presidente de honra.
A mesa diretora da solenidade contou com a direção do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT) e com a presença do Vice-governador e Governador em exercício na data, João Lyra Neto (PDT), ademas das autoridades José Fernandes de Lemos Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Isnar Penha Brasil Embaixador da Representação do Ministério das Relações Exteriores em Pernambuco, Clâudio Duarte Secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife e do Professor Humberto França (FUNDAJ).