quinta-feira, 29 de abril de 2010

CINE-PE 2010




Na sua primeira noite a 14ª edição do Cine PE - Festival do Audiovisual que teve como show de abertura à apresentação da pianista mirim Crystal, que foi aplaudida de pé pelo público.

Sucesso total de público o festival de cinema levou ao Teatro Guararapes no Centro de Convenções de Olinda, estrelas da TV e cinema Brasileiro.

Entre os destaques (Marco Nanini, Andréa Beltrão, Caio Blat, José Wilker, Maria Flor e Paula Lavigne) do aclamado filme (O Bem-Amado) na categoria Hors Concurs, do cineasta e diretor Gel Arraes homenageado do festival este ano com a entrega da estatueta da Calunga de Ouro. O mesmo lembrou ter se apaixonado pelo cinema nas matinês do São Luiz “Ver o São Luiz hoje recuperado e passando filmes pernambucanos mostra o avanço do nosso cinema”, comentou.

Destaque também para o curtas “Recife frio”, de Kleber Mendonça Filho, que mostrou um falso documentário da TV Argentina sobre os câmbios climáticos no mundo em especifico um fenômeno que deixa a temperatura da Zona Metropolitana de Recife entre 5 a 10 graus negativos.

Já na terceira noite de exibições nomes como (Oswaldo Montenegro, Emílio Dantas, Fernanda Nobre, Françoise Furton e Paloma Duarte) estiveram presentes para a exibição do longa-metragem (Léo e Bia) dirigido por Oswaldo Montenegro que conta a história de um grupo de jovens atores de Brasília, que passa o dia discutindo técnicas de interpretação.

Destaque especial também para 'Sequestro` longa –documentário em 35mm, dirigido por , Wolney Atalla que mostra o resultado de quatro anos de gravação de imagens sobre o trabalho da Divisão Anti-Sequestro (DAS) da Polícia Civil de São Paulo destrinchando de forma real crua as diversas faces dessa modalidade de crime hediondo e os traumas às vítimas e suas famílias.