sexta-feira, 14 de maio de 2010

SÃO JOÃO DE CARUARÚ 2010


Com comidas típicas, decoração junina e a presença de vários artistas, o prefeito José Queiroz, o deputado Wolney Queiroz e o presidente da Fundação de Cultura José Pereira comandaram o lançamento do São João de Caruaru 2010 na Arcádia de Boa Viagem.

Com um breve pronunciamento o Prefeito José Queiroz deu ênfase ao compromisso com a autêntidade da festa, “Show, qualquer cidade faz, mas Caruaru se propõe a fazer São João, a manter a autenticidade e o título de matriz do forró do Nordeste”, afirmou, também nesse sentido Queiroz explicou a participação das bandas estilizadas que este ano irão se apresentar, “Atendemos ao pedido do público jovem trazendo as bandas estilizadas de forró, porém estas deverão ter vestuário, coreografia e repertório juninos e nada de pornografia”, disse.

Já na sua participação a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo que representou o Governador Eduardo Campos no ato, destacou, “em um mundo globalizado, ganha quem tem suas tradições preservadas, e isso é Caruarú”.

Depois das falas o publicitário Antônio Carlos Vieira da Aliança Comunicação, que é responsável pela organização e captação de recursos do evento mostrou filme em 3D sobre os pólos e a cidade cenográfica do evento assím como o jingle cantado por Petrucio Amorim com letra de José Ricardo, da Agência Arcos, tudo com muita praticidade rapidez.
 
As novidades neste ano ficam por conta do palco principal que terá quatro supertelões de leds para transmitir os show do evento e os jogos da seleção Brasileira no mundial de futebol da África do Sul atrelando a diversão junina a mais avançada tecnologia.

Destaque também para o Salão dos Artesãos Mirins, que estará exposto no Arraial Mestre Vitalino Polo Cultural da Estação Ferroviária, ali 40 crianças da escola municipal de tempo integral Mestre Vitalino mostrarão artigos em cerâmica com o tema “São João de Caruaru”.

Outra inovação fica por conta das matinês seis ao total, onde as bandas de forro estilizado pedidas pelos mais jovens se apresentarão a partir das 18h no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.
 
A festa que dura 30 dias vai de 28 de maio a 29 de junho, com mais de mil atrações, divididas em cinco pólos temáticos, este ano os homenageados são o músico Tavares da Gaita, os humoristas Ludugero e Otrope já falecidos e o poeta Rafael Barros.

Na abertura dos festejos show de Elba Ramalho no dia 28, além da rainha do forró grandes nomes como Flávio José, Santanna, Alceu Valença, Alcimar Monteiro, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Dominguinhos, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Cristina Amaral, Alcimar Monteiro, Petrúcio Amorim, Nando Cordel, Jorge de Altinho, Novinho da Paraiba abrilhantam a festa.

Na noite de São João, 23 de junho a partir de meia-noite e meia, “O Maior Baião do Mundo”, será o acontecimento da época com participação de Zélia Ducan, Lenine, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Júnior Barreto, que vão prestigiar o São João de Caruaru, fazendo homenagem a Luiz Gonzaga e outros mestres do forro no estado

O evento contou com a presença do vice-governador, João Lyra e Leila Queiroz, o secretário de Turismo, Paulo Câmara, a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo e os forrozeiros Novinho da Paraíba, Josildo Sá, Geraldinho Lins, Alcimar Monteiro a Miss Pernambuco Luzielle Vasconcelos, Jô Mazzarolo, João Alberto, Iuri Maia Leite, Miguel Braga, Mário Jorge Carvalheira e Seabra Neto entre outros.