quinta-feira, 11 de outubro de 2007

VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

O pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, esse é o endereço do 3° maior evento literário do gênero no Brasil, a VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que ocorre entre 05 a 14 de outubro de 2007 o evento estará abrindo espaço e fomentando a participação do público universitário, dando acesso preferencial a eles nas palestras e oficinas que se desenvolverão no Auditório Clarice Lispector.

Nesta sexta edição, a bienal traz como eixo temático “Literatura: Diálogos e Interfaces”, englobam as ligações da literatura, seja como matriz ou como subsídio nas diversas formas artísticas, adaptações de textos para o Cinema e Teatro e interpretações de obras literárias transmutadas em pinturas expressam os sentimentos outrora escritos, dando novo vigor e amplitude à obra literária em si. Palestras Serão realizadas no Auditório Clarice Lispector, com nomes referenciais da literatura brasileira e portuguesa, além de contar com participantes da Alemanha, Angola, Moçambique e França e Venezuela.

Oficinas Literárias: Serão realizadas no Auditório Clarice Lispector, sob a chancela de Raimundo Carrero, referencial autor pernambucano, ganhador do prêmio Jabuti, maior prêmio literário nacional.

Cinema: Um estrutura de cinema será montada no pavilhão da Bienal com intuito de permitir que filmes relacionados com literatura, como conjunto de documentários de Nelson Pereira dos Santos sobre “Casa-Grande & Senzala” e o documentário “Língua - Vidas em Português”, de Victor Lopes.

Oficinas Gastro-literárias: Conceito totalmente novo unirá a literatura a gastronomia, duas artes, dois mundos que se relacionam intensamente através de obras como Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, Don Quixote de Cervantes, Ana Karenina de Tolstoi entre outros que, unindo boa leitura aguçam o paladar.

O Pátio Café Literário: Com a liderança da equipe do Café Colombo, uma série de entrevistas e bate-papos literários serão feitos, apresentando os escritores ao grande público e descortinando o processo do “fazer livro”.

Nenhum comentário: