quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Festival Gastronômico de Pernambuco

O Sertão e a Gastronomia Pernambucana
Na 6ª edição do Festival Gastronômico de Pernambuco homenageia a culinária do Sertão, reunindo, de 17 a 28 de outubro, 23 chefs do País inteiro no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Fernando de Noronha e Petrolina.
O Sertão nordestino não é mais o mesmo. A área castigada e considerada improdutiva, como bem descreveu Euclides da Cunha em Os Sertões, ganhou nova paisagem com a fruticultura irrigada. No solo tido como seco, agora despontam enormes plantações de frutas e bem sucedidas criações de caprinos e ovinos.
Para homenagear essa rica mistura de ingredientes, a 6ª edição do Festival Gastronômico de Pernambuco traz o tema O Sertão e a Gastronomia Pernambucana. O evento chega maior e ainda mais participativo, comprovando a excelência da cozinha pernambucana.
Este ano, 23 chefs convidados irão atuar em restaurantes do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Fernando de Noronha e Petrolina, preparando cardápios completos (entrada, prato principal e sobremesa) com ingredientes típicos da Região – historicamente oriundos da culinária portuguesa, indígena e africana. Inspiração não falta: no Sertão, come-se muito bem, a começar pelo café da manhã, tido como principal refeição do dia. Logo cedo, macaxeira, batata-doce, inhame, cuscuz, bode guisado e ovo são garantia de “sustento” do sertanejo até o almoço, que pode ser reforçado com sarapatel, cozido ou rabada, entre dezenas de outras iguarias.
“A partir desse mote, chefs de vários estados brasileiros vão trabalhar com produtos exclusivos do Sertão de Pernambuco, podendo brincar com a mistura de frutas e o consumo de carnes nobres”, explica César Santos, coordenador do evento, que será realizado de 17 a 28 de outubro. Este ano, o Festival cresceu, passando de 18 para 23 restaurantes. A abertura oficial será no dia 17 de outubro, às 20h, com coquetel para convidados no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. “Nosso objetivo é que, nesses dias, a gastronomia pernambucana se torne o centro das atenções no Brasil. O evento destaca uma Região rica em áreas como vinicultura, fruticultura e criação de rebanhos”, explica Ana Claudia Lins, sócia da Promo-PE, organizadora do evento.A idéia é mostrar o quanto as vocações econômicas do Sertão estão ligadas não só à culinária pernambucana, mas também à gastronomia mundial, potencializando o turismo e a economia do Estado. Entre os itens da lista enviadas aos chefs convidados, ingredientes como carne de bode, de sol, charque, lingüiça sertaneja, macaxeira, queijo de coalho, farinha de mandioca, mel de engenho, queijo manteiga, jerimum, banana comprida, rapadura, inhame, feijão verde, batata doce, codorna, goma de tapioca, leite e queijo de cabra. “Essas são apenas sugestões básicas, pois o chef tem total liberdade de criar as receitas, trazendo o seu estilo”, ressalta, Ana Lins que junto com os sócios César Santos e Márcio Sena, da Promo-PE realiza o Festival Gastronômico de Pernambuco.

Nenhum comentário: