quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Assembléia Legislativa de Pernambuco entrega Medalha do Mérito Cultural Gilberto Freyre Ao nosso Alceu Valença

Alceu Valença o maior artista e expositor de nossa arte depois de Luis Gonzaga, foi reconhecido merecida-mente pelo seu labor na música, folclore e cultura Pernambucana, conhecido internacionalmente por propagar nossa música Alceu Valença adentrou na casa do Patrono da Assembléia Legislativa do Estado Gilberto freire ao som de muita prosa, lirismo, frevo e poesia durante reunião solene realizada dia 05 de Novembro deste ano, a Medalha do Mérito Cultural Gilberto Freyre, classe ouro que é concedida uma vez por ano, foi entregue ao cantor e compositor.
A iniciativa partiu do deputado Antônio Moraes (PSDB). O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), abriu a solenidade ressaltando que a comenda sempre é entregue no dia 5 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, em homenagem ao aniversário de nascimento de Rui Barbosa.
Natural de São Bento do Una, no Agreste, Alceu herdou o gosto pela música do avô, Orestes Alves Barbosa, poeta e violeiro. Além disso, Alceu ouvia, desde cedo, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês e outros grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Ray Charles, estrela norte-americana a carreira do pernambucano começou an década de 60 e na década de 80 alcançou visibilidade em todo o país com varias turnês pela Europa e Estados Unidos, divulgando a cultura pernambucana é autor de clássicos como “Tropicana”, “Anunciação” e "La Belle de Jour". Alceu agradeceu a homenagem da Alepe.
"Não me peçam discurso conciso. Pernambuco é o meu mundo, onde cultivo amigos, e São Bento é meu abrigo", disse, declamando ao som da sanfona, “Me sinto honrado por esta homenagem”. Durante a cerimônia, Alceu comentou ainda que é um conhecedor da obra de Gilberto Freyre e também do povo que inspirou sua obra.
Dezenas de passistas de frevo, do tradicional Bloco das Flores e figuras como Claudionor Germano, o Maestro Spock, Santana e Nadia Maia abrilhantaram o cenário . Também participaram da solenidade várias personalidades do cenário político e artístico do Estado. O Bloco das Flores, que homenageará Alceu no Carnaval 2008; a Orquestra Lourdinha Nóbrega, formada apenas por mulheres; e o Bloco Quero Mais animaram a solenidade.
A medalha, criada em 1997, já foi concedida a personalidades de destaque no cenário cultural do estado, como Francisco Brennand, Naná Vasconcelos e Lia de Itamaracá.

Nenhum comentário: