sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CYL GALINDO É O NOVO IMORTAL DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PERNAMBUCO

Ontem o Gabinete Português de Leitura foi palco do reconhecimento a um dos escritores pernambucanos mais destacados do Brasil Cyl Galindo que assumiu e tomou posse com 46 votos da cadeira de número 18 da Academia de Letras e Artes do Nordeste que tem como patrono Augusto dos Anjos, em sucessão a William Ferrer Coelho um dos fundadores do Conselho Municipal de Cultura do Recife, e membro efetivo da ALAPE.

Baluarte deste estado o escritor e Jornalista Cyl Gallindo nasceu em Buíque (PE), em 28 de maio de 1935, e é Diplomado em Ciências Sociais pela UFPE, é escritor, poeta e conferencista.
Autor de diversos livros premiados tem escrito artigos, reportagens, críticas, crônicas, entrevistas, poesias e contos publicados em antologias, jornais e revistas de diversos Estados do Brasil.
No exterior, foi traduzido, respectivamente, para o espanhol, alemão e francês, em: Francachela, Argentina; Xicóatl, Áustria; Rampa, Colômbia; Poésie du Brésil (org. Lourdes Sarmento), França; e Prismal (org. Regina Igel), University of Maryland, Estados Unidos.
Entre as funções mais destacadas no nosso país trabalhou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal, foi repórter, redator, editor e colunista de jornais de Pernambuco, Brasília, e Mato Grosso, além de correspondente do Jornal de Letras, RJ, produziu e apresentou o programa Síntese na TV Universitária, Recife.
Membro da Academia de Letras do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, da ANE, Brasília (DF), e da UBE-PE também faz parte do Conselho Editorial da revista Encontro, do GPL-PE. Atualmente representa no Brasil a Francachela, Revista Internacional de Literatura e Arte, editada na Argentina e é diretor da Cicla, destinada a tradução e publicação de obra de autores brasileiros contemporâneos, na Argentina. A cessão solene de posse foi presidida pelo Acadêmico presidente da ALEPE e Secretario da UBE o escritor, Engenheiro e Presidente do Clube de Engenheiros Alexandre Santos, na mesa conformada pelo Vice Prefeito da Cidade do Recife Luciano Siqueira, o Presidente da Academia Pernambucana de Letras Valdênio Porto, o Presidente da UBE-PE União de Escritores do Brasil Pernambuco Vital Corrêa de Araújo, o Presidente da Academia de Letras do Recife Lucilo Varejão Neto e o Presidente da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda Olimpio Bonald Neto entre outros o novo acadêmico leu o código de juramento da ALAPE e recebeu de mãos do seu filho a medalha de sócio pleno colocando dessa forma sua imortalidade nas letras e artes do nosso Brasil

Nenhum comentário: