segunda-feira, 28 de abril de 2008

FESTIVAL DE CULINÁRIA DO CARIBE E AMÉRICA CENTRAL

Pois é, a terra do Xaxado, Forro, Vaqueiro Nordestino, Carnaval de Frevo e Pontes Sobre Rios, também é Latína, o Leão do Nordeste sempre se identificou com as tendências latíno-américanas, não é por acaso, que aquí estiveram Julio Jaramillo, Bienvenido Granda, Pedrito, Celia Cruz e La Sonóra Matanzera que na decada de 50 gravaram Lp,s pela Rozenblit do Brasil/PE, maior gravadora do Norte e Nordeste e terceira do Brasil. Nessa época em que estes ídolos fizeram furor nos fans Brasiléiros da música caliente, dos trópicos caribenhos Cuba, Mexico e Puerto Rico entre outros desfilavam influênciavam a batida tropical da Bossa Nova Brasileira.
Passados 50 anos Pernambuco continuou mantendo sua tradição Latína na música se renovando com sons e molejos diferentes, mais atuáis e modernos abrindo espaço a bandas latínas nascidas aquí no nordeste, porém a evolução dessa tradição não parou por ahí e troze um diferencial para primeira decada do 2000.
O tesouro, as especiarias, sabores, cores e ingredientes típicos da culinária Latíno-américana e de modo especial a Créole Cuisine enraizada em países como a Guatemala, Costa Rica, El Salvador e em ilhas das Antilhas como Cuba, Jamaica e Martinica.
Nesse sentido quem traz a novidade e o Bar EL CHICANO que significa (mexicano-americano) herança dos movimientos ocorridos de 1960 a 1970 entre os mexicanos e os americanos. A festa proposta pelo I Festival de Sabores do Caribe e América Central, no Bar El Chicano, no Parnamirim que vai até 31 de maio apresenta receitas e pratos da culinária desses seis países, destacando aromas, cores e música de primeira dos países de origem dos pratos, tudo pensado e produzido para balada e com os amigos.
Pratos como Pastéis da Jamaica (carne bovina picada marinada com rum, pimenta da Jamaica, gengibre, tomilho, cúrcuma refogada com cebola, alho, tomates, cebolinha e salsa);
Camarões Borrachitos de Cuba (camarões inteiros, marinados com suco de limão, louro, pimenta da Jamaica, pimenta do reino, vinagre de vinho, refogados no azeite com cebola e flambados com rum);
E o Colombo de Porco da Martinica (Lombo suíno em cubos, marinado com vinagre de vinho, vinho branco, azeite de oliva e cravo-da-índia refogado com cebola, alho, berinjela, abobrinhas e batatas temperadas com pó de Colombo) mostram toda a magía das ondas caribenhas.
Já a Carne Quezalteca da Guatemala (carne bovina e lombo suíno temperados com vinho branco, canela, cravo-da-índia, pimenta da Jamaica, açúcar mascavo refogado com cebola, tomates, passas, castanhas, azeitonas e bananas);
Peito de Frango com Molho de Coco e Curry da Costa Rica (filé de peito de frango, temperado com pimenta do reino e molho inglês, salteado com gengibre, pimentões, cebola e champignons ao molho de leite de côco e curry);
E o Pastel de Frijoles Y Carne de El Salvador (pastel com massa de milho, recheado com creme de feijão, carne bovina picada, tomates, cebola, pimentões e queijo) nos dão a perceber a riqueza da mestura centro-américana e amero-índia da culinária afro-maia.
Segundo pesquisas do consultor Maurício Crippa, que apresenta o cardápio do Festival, eram chamados créoles os aristocratas europeus trazidos para as colônias na América Central. Com gosto refinado, muitos deles incorporaram suas preferências gastronômicas aos hábitos culinários locais adaptados a sua preferência. Após o início das colonizações, a cozinha modificou-se pela influência dos franceses, espanhóis e britânicos e com isso ganhou temperos e combinações diferentes.
Ainda com a chegada dos africanos, para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, outros ingredientes, como o quiabo, passaram a ser um dos mais importantes ingredientes da comida créole. Além disso, mais especiarias foram trazidas pelos indianos desembarcados dos navios ingleses. "A mistura de sabores e costumes associado ao hábito alimentar dos nativos, que consumiam carne de caça, peixes, raízes, legumes e frutas, somou ao resultado de uma rica culinária e com muita personalidade", define Maurício Crippa.

SERVIÇO I Festival de Sabores do Caribe e América Central De 24 de abril a 31 de maio Bar El Chicano – Cocina Latina Rua Sebastião Alves, 45, Parnamirim, Recife - PE De terça a domingo, a partir das 18h Aceita cartão Visa Fone: (81) 3269.5311