quinta-feira, 15 de maio de 2008

MONTEIRO FILHO É HOMENAGEADO PELA ALP

ALP Entrega Medalha Joaquim Nabuco a Armando Monteiro Filho
Instituída há 40 anos, a mais alta comenda do Poder Legislativo no estado a medalha Joaquim Nabuco Classe Ouro foi entregue ontem à noite por resolução do deputado José Queiroz (PDT) ao Industrial, Empresário, Político e Engenheiro Armando Monteiro Filho, no plenário da casa com a presença das mais destacadas figuras do cenário político, empresarial e jurídico de Pernambuco.
Na sua quadragésima terceira entrega o Lauro que é concedido apenas uma vez por ano, tem por objetivo homenagear personalidades, empresas ou entidades de relevância para o Estado.
Filho de usineiro, o ex-parlamentar cresceu nas terras do Engenho Ubaca, em Sirinhaém - Zona da Mata de Pernambuco o que despertou no futuro homem público questionamentos como renda, pobreza, reforma agrária e classes sociais, do mesmo modo a sua fascinação pelo futebol o levou a defender Pernambuco como craque da seleção estadual, porém, por desaprovação do seu pai, Armando Monteiro, o sonho de ser mito da bola foi descartado dando lugar ao grande homem e empreendedor da nação.
Tendo como marca o comportamento reto de cidadão íntegro na sua vida pública e empresarial Armando Monteiro Filho é um dos homens de maior importância na historia do Brasil e de Pernambuco, se destacam entre outras atividades seus trabalhos como secretário de Viação e Obras dos governos de Agamenon Magalhães do qual se tornaria genro mais tarde em 1950, aos 26 anos de idade, Elegeu-se deputado federal por dois mandatos, em 1954 e 1958, sendo líder do extinto PSD, foi ministro da Agricultura do então presidente João Goulart durante o Gabinete Parlamentarista de Tancredo Neves.
Como empresário dirigiriu entre outras empresas nas áreas da tecelagem, veículos, laminados, agropecuária e fiação.
No seu discurso de saudação o Deputado José Queiroz explanou toda a gama de adjetivos representativos para com o homenageado afirmando, afirmando, "A Casa de Joaquim Nabuco se engrandece na homenagem prestada na insigne figura do cidadão Armando Monteiro Filho, talvez tardia porém justa para quem tributou a Pernambuco o melhor de sua inteligência, construindo seguros caminhos para o nosso desenvolvimento”.
Já na suas palavras de agradecimentos pela homenagem frases como “Minha vida é rica porque valorizei as coisas do espírito” e “O dinheiro é um ótimo escravo e um péssimo senhor”, marcaram o discurso, emocionado, de Armando Monteiro Filho que lembrou episódios marcantes da vida política brasileira das quais foi ator principal e outras em que foi coadjuvante, fez alusão ao seu ponto de atuação sempre do lado da democracia, entre suas palavras, destaque especial para o novo Pernambuco ressaltando o relacionamento do Governo Federal com o Governo Estadual.
Todavia o agraciado continuou e disse. “Sou homem simples, sem vaidades, com defeitos e poucas qualidades, receber esta medalha me conforta asseverando minha paixão pelas coisas que faço, a política é minha fascinação e nela tive e tenho os meios de influir para acabar com a disparidade entre as classes que sempre combati e combaterei".
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT) que recalcou “Esta comenda representa um justo reconhecimento por parte da Casa de Joaquim Nabuco a pessoa do doutor Armando Monteiro Filho”.
Compuseram a mesa, o Deputado Estadual Guilherme Uchoa Presidente da Assembléia do Estado, o Vice-Governador do Estado, João Lyra Neto; o Presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figueirêdo Alves; o representante da presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Pedro Paulo Pereira da Nóbrega; o Deputado Federal e filho do homenageado, Armando Monteiro Neto, e o representante do Comando Militar do Nordeste, Major Bastos.
Compareceram também, o empresário Ricardo Brennand; o desembargador Jones Figueiredo, o deputado federal Raul Henrry, os deputados estaduais, Fernando Coutinho, Pedro Eurico, Antônio Morais, Izaias Reyes o Presidente da ABL, Waldênio Porto, a Prefeita de Olinda, Luciana Santos, o empresário Eduardo Monteiro, também filho do homenageado e familiares do homenageado.