quinta-feira, 15 de maio de 2008

SÃO JOÃO DE ARCOVERDE DE PERNAMBUCO PARA O MUNDO

Pois é o Leão do nordeste terra do verso da república do Brasil e da democracia do país tem historia, cultura e tradição da identidade brasileira, aqui, acontecem o maior bloco de “carnaval” do planeta no Recife, o maior “teatro público” do globo em Nova Jerusalém Fazenda Nova e o maior “São João” do mundo em Caruaru e como não seria diferente numa terra de tantas grandezas, Pernambuco também tem o Melhor São João do Mundo, o São João de Arcoverde.
Com o refrão “De Lampião a Gozagão um Auto de São João” venha viver essa emoção 2008, o município de Arcoverde e considerado o Portal do Sertão do Estado, localizado a 256 km do Recife, no agreste meridional de Pernambuco, traz toda uma diversidade e originalidade cultural do evento mais importante do interior do Estado, destacando como tema central a odisséia do Cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva o Lampião e a saga do Cantador e Rei do baião Luiz Gonzaga.
O evento, que acontecerá de 19 a 29 de junho, deleita o visitante com cores, sabores, alegria e tradição ao som do forró pé de serra, o xaxado, o samba de roda e o baião tudo dentro de um regionalismo com qualidade, diferenciado por não ter a massificação exagerada de outros pólos juninos da época, destacando as raízes de sua formação e estreitando os laços dos visitantes e dos moradores da região se transformado desse modo, num caloroso receptivo para os que visitam a festa.
Nove pólos de animação e pontos de historia da cidade colocarão o visitante dentro de um grande teatro de rua, ambientado na cronologia dos acontecimentos do final do século XIX, o Pólo Central na Praça da Bandeira contemplará as grandes atrações nacionais numa gama de rítmos que irão do forró estilizado ao brega e música cubana, nomes de peso como Zé Ramalho que abrirá a festa, Fagner, Capin Cubano, Aviões do Forró, Cordel de Fogo Encantado, Maciel Melo, Geraldinho Lins e a rainha do forró Elba Ramalho que fechará com ouro o júbilo da festa arcoverdense para desfrute de todos.
O Pólo Vila D`Água na Praça Winston Siqueira levará o visitante a uma vila cenográfica com jogos lúdicos, em que casas de barro num conjunto bucólico mostrarão apresentações de poetas e dançarinos populares, assim como grupos de perna-de-pau, tudo isso, cercado pelo milharal natural. Outro ponto forte da festa será o Pólo de Arte & Cultura trazendo uma palhoça com 350 metros quadrados na que grupos culturais de Samba de Coco de Raiz e de Reisado Encantado de Caraíbas se apresentarão.
Destaque também para o Pólo Pé de Serra, centrado no largo do Centro Comercial Regional de Arcoverde o (CECORA), aqui o turista regozijará do som, da zabumba, o triângulo a sanfona e a voz dos cantadores da região. Já o Pólo Alternativo do Cruzeiro no Alto do Cruzeiro a gastronomia típica do local e o artesanato junto ao Coco de Roda farão a diferença.
O Pólo Alternativo de São Cristóvão abrirá as portas da Bodega da Poesia na qual o visitante apreciará toda criatividade e beleza da trova lírica matuta e o som dos violeiros e cantadores nordestinos.As novidades ficarão por conta dos Pólos Forrock e Gastronômico, no primeiro ao longo do Colégio Carlos Rios, o som pesado e os acordes destemidos de guitarras cultuarão os representantes do metal e suas variantes, figuras como Devotos entre outros, destilarão toda força da música das bateras. No outro pólo, o da gastronomia na Praça do Senadinho, as delícias do bom comer vão dar renda solta aos desejos de saborear os temperos típicos da comida junina e nordestina durante toda a noite.
Segundo o Prefeito Zeca Cavalcante para festa deste ano o Governo Municipal está investindo R$ 1.500 (um Milhão e quinhentos mil Reais), tudo isso com planejamento e sobre tudo com responsabilidade. “Nosso objetivo é fazer uma festa agradável e sem tumultos, não adianta querermos crescer de modo desorganizado com ares de grandeza sem respeitar as dimensões do círculo central do evento e seus pólos, nossa preocupação e sobre tudo nosso compromisso e com a qualidade, oferecendo ao visitante, leitos suficientes e adequados para sua estadia confortável, assim como o bom funcionamento dos serviços básicos da cidade, água, luz, alimentação em postos, lanchonetes, padarias e supermercados, pontos de informação, segurança pública, policiamento, saúde e higiene sanitária, de nada serve pensar em detalhes que cativem e vendam a imagem da cidade sem ter a infra-estrutura competente e completamente funcionando ao serviço do visitante turista”.
Do mesmo modo o Secretario de Turismo do Município Albérico Pacheco fez um balanço da dimensão da festa e os benefícios para Arcoverde. “A população da cidade que é de 70 mil habitantes dobra praticamente com a realização do evento isso é ótimo para região e para o Município, Arcoverde é o segundo pólo junino do Estado agregando no seu entorno de 27 a 30 municípios quer dizer 200 mil pessoas chegam a trafegar durante os 10 dias do evento, isso significa um expressivo fluxo de renda de mais de 4 milhões de Reais, entre aluguel de pousadas, hotéis, casas, consumo dos produtos da cidade e vendas do comercio local e faturamento dos serviços prestados, tudo isso cria uma demanda de mão de obra para trabalhar colocando de 4 a 4.5 mil quinhentos empregos diretos no período festivo, tem gente que não se da conta porém estamos mostrando para o Nordeste, o Brasil e o Mundo a marca cultural da nossa arte, música e tradição e isso nos dá a oportunidade de realizar o Melhor São João do Brasil”.
O evento que é realizado pela Prefeitura Municipal de Arcoverde, conta com o apóio da Publikimagem, O&M Comunicação, Unimed, Aesa, Secretaria de Turismo do Estado, CNI, Fundarpe, Petrobrás, Ministério da Cultura e a Luam Promoções.
Serviços: Secretaria de Turismo de Arcoverde (Albérico Pacheco Secretario) 87 8809-4408 Comitê Gestor de Eventos de Arcoverde (Nerianny Cavalcanti) 87 8809-4389