quarta-feira, 7 de maio de 2008

TECNO LÁCTEA & SORVETES 2008

A TecnoLáctea & Sorvetes, principal feira de equipamentos, insumos e serviços para a indústria de leite, derivados e sorvetes do Brasil e da América Latina chega a Pernambuco, Promovida pela Brazil Trade Shows Partners (BTSP) do fundo de investimentos DLJ South American Partners e do empresário e publicitário Flávio A. Corrêa a TecnoLáctea & Sorvetes se consolida como um evento de sucesso no setor.
Nesta 5º edição, a feira que começou Terça-feira 6 e segue até 9 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, contará com cerca de 80 expositores e uma média de cinco mil metros quadrados de exposição, estimando um volumem de 10 mil visitantes profissionais e de negócios da ordem de R$ 50 milhões, ao longo dos 24 meses seguintes ao evento.
Segundo os dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o Nordeste produz anualmente uma média de 2,7 bilhões de litros de leite por ano apontando um mercado com grande potencial de crescimento sendo os principais Estados produtores da região a Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Alagoas. No caso especifico de Pernambuco os dados apontam um crescimento de 23% da produção leiteira nos últimos dois anos.
De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Ângelo Ferreira, a vinda da feira é importante para o estado “atualmente trabalhamos para colocar Pernambuco na rota dos negócios lácteos, uma das metas entre outras do Governo Eduardo Campos, procuramos abrir novas perspectivas tanto para as grandes como para as pequenas e médias empresas envolvidas com a produção de leite e seus derivados, nesta feira se expõem as principais novidades em equipamentos, insumos e serviços do setor visando atender às necessidades da indústria de laticínios, produtores e distribuidores de leite de todo o país isso é bom para o nosso produtor por que permite o acesso deste a essas novas tecnologias de ponta”.
Já para o secretário de Articulação Regional de Pernambuco, João Dourado, a realização da feira em Pernambuco confirma o interesse do governo estadual no desenvolvimento do setor, “a TecnoLáctea & Sorvetes traz incentivo, para nosso produtor promovendo o intercâmbio de informações e auxiliando na qualificação dos profissionais da área, agilizando dessa forma a nova formatação e capacitação da cadeia do leite e derivados em nosso Estado.
No mesmo sentido o presidente da Abis (Associação Brasileira das Industrias de Sorvetes) Eduardo Weisberg, destaca, que durante a Tecnoláctea & Sorvetes uma das metas é reforçar o trabalho de esclarecimento no mercado sobre a produção e consumo do sorvete, “o sorvete é um alimento nutritivo, que pode ser consumido em qualquer época do ano e não apenas no verão, além disso estamos trabalhando pela criação de um pool de empresas sorveteiras no Nordeste, todas com o selo Abis de qualidade, com o objetivo de incentivar as exportações de sabores tropicais do produto, não adianta exportar chocolate, creme e morango porque esses sabores todo mundo tem”, enfatiza Weisberg.
O projeto será levado ao Governo de Pernambuco, que já apóia o evento, e também será apresentado à Agência Brasileira de Promoção e Exportação (APEX).
Um dos destaques desta edição será a Sorveteria Modelo (Alameda 3), realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis). Os profissionais do setor presentes à feira também poderão participar dos workshops no estande da Cozinha Experimental (Alameda 1, estande 55), iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sebrae-PE.
Os cursos ministrados nos dias 7, 8 e 9, abordarão a utilização do leite e seus derivados na culinária.
O evento é realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Láctea Brasil, do Leite Brasil e do Recife Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO TecnoLáctea & Sorvetes 2008 5ª Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Leite, Derivados e Sorvetes Data: 6 a 9 de maio Horário: das 16h às 22h Local: Centro de Convenções de Pernambuco Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda (PE)