sexta-feira, 20 de junho de 2008

CENTENÁRIO DA MIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

A sessão solene de quarta-feira 18/06 na Câmara Municipal do Recife foi marcada pela comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, o requerimento Nº 1752/08 de autoria do Vereador Jurandir Liberal (PT) completou os atos oficiais na nossa capital para comemoração da data histórica.

Para mesa dos trabalhos na ocasião o Vereador Mozart Sales autor da lei que instituiu 18 de março o Dia da Imigração Japonesa no Recife presidiu o encontro convidando para composição da mesma o Exelentíssimo Sr. Prefeito da Cidade do Recife João Paulo; o Exelentíssimo Sr. Cônsul Geral do Japão no Recife, Toshio Watanabe; o Presidente Executivo da Comissão do Centenário da Imigração Japonesa em Pernambuco Valter Kuae; o ExelentÍssimo Sr. Deputado Estadual João da Costa (PT); o Presidente da Associação Cultural Japonesa no Recife, Masaishi Okazaki e o Diretor dos Correios no Estado, Pedro Luis Mota Soares.

Nas suas palavras do Vereador Jurandir Liberal que ressaltou entre outros aspectos a contribuição da colônia japonesa para o desenvolvimento econômico-cultural do Brail, assím como a iniciativa dos Correios em criar um selo em comemoração pelos 100 da imigração japonesa no Brasil, que foi apresentado e carimbado pela primeira vez no territorio nacional durante a solenidade.

Seguidamente foi a vez do Prefeito da Cidade do Recife João Paulo se pronunciar, este no seu discurso agradeceu à colônia japonesa pelo seu amor e dedicação para com o Brasil e espacialmente com Pernambuco.

Finalmente o Dr.Walter Kuae Presidente Executivo da Comissão do Centenário da Imigração Japonesa em Pernambuco, proferio discurso em que destacou sobre tudo a integração dos povos do Brasil e do Japão e sua cultura como troca de conhecimento, no mesmo sentido acresentou o intercâmbio bilateral entre Brasil e Japão e as oportunidade para fechar negócios e parcerias em novos setores econômicos e tecnológicos.

O selo entra em circulação quinta-feira (19) e será comercializado além do Recife em Belém do Pará, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba e Londrina/PR, Florianópolis/CS, Manaus/AM, Marília, Riberão Preto, São Paulo Capital e Santos/SP, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e Porto Velho/RO.

Destaque especial para o coral Haru, que cantou os hinos do Brasil e do Japão, além de músicas japonesas.