terça-feira, 15 de julho de 2008

Missão Empresarial à Índia e Dubai

O Superintendente do Sebrae em Pernabuco Dr. Murillo Guerra,
o Cônsul de Assuntos Comerciais da Embaixada da Índia no Brasil Rajeev Kumar
e o Professor Josias Albuquerque Presidente do Sistema (S) Fecomercio/PE
O mês de novembro marca novamente a visibilidade de Pernambuco para o cenário internacional, a visita de empresários nordestinos mundo afora esta de volta, e desta vez o destino e a India. A iniciativa que é realizada pelo Sistema Fecomércio/PE sem nenhum incentivo ou apoio do setor público tem como objetivo apresentar as oportunidades de negócios do país asiático para os empresários nordestinos assim como mostrar a força industrial e possibilidades do estado para os empresários indianos.
Identificando os produtos e áreas de exportação e importação existentes entre os dois países, o lançamento da missão empresarial Brasil à Índia que aconteceu no Senac contou com a presença do Cônsul Comercial do Consulado Geral da Índia no Brasil, Rajeev Kumar, o mesmo, explanou os principais aspectos da balança comercial entre a Índia e especialmente com o Estado de Pernambuco destacando os setores de construção civil, moveis, material elétrico, alimentos processados, moda, calçados, jóias e tecnologia da informática.
Segundo Kumar estes representão um fluxo de 162 milhões de exportações indianas para o nosso estado e 31 milhões de importações dos nossos produtos para Índia.
Do mesmo modo o Cônsul apontou como possibilidades de expansão de negócios as tecnologias relacionadas à área de serviços, produtos químicos, jóias e inclusive vislumbrar acordos para a área automobilística.
Já para o presidente do Sistema Fecomércio/PE, Josias Albuquerque a escolha da Índia em 2008 segue uma tendência natural de se associar cada vez mais aos chamados Briks ou o G5 (China, Índia, México, África do Sul e Brasil) de economias emergentes que se encontram no mesmo patamar de desenvolvimento, “Somos as potencias em crescimento do planeta devemos conhecer o que eles fazem e dar a conhecer o que fazemos para interagirmos tecnologicamente e comercialmente, o nosso objetivo é trabalhar o fluxo comercial de exportações e sobre tudo implantar empresas Brasileiras na índia” disse.
Para participar do programa, e só acessar o site do Fecomércio (www.fecomerciope.com.br) e preencher o formulário com dados da empresa e dos produtos que serão oferecidos.