sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Acervo do MAC de São Paulo integra Abertura da mostra Arte Brasileira

Um dos mais importante acervo de arte moderna e contemporânea da América Latina chega a Pernambuco direto de São Paulo, especificamente do Museu de (MAC USP), com cerca de 10 mil obras entre as que se destacam peças de artista consagrados mundialmente como Miró, Picasso, Matisse e de Brasileiros como Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Milton Dacosta e João Câmara a exposição que inaugurou quinta-feira 14/08/2008 vai até 21 de setembro sobre a curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora da instituição paulista.
76 obras do acervo vão proporcionar ao público um passeio na história da produção artística do Brasil iníciando com o Modernismo e Seus Desdobramentos, da década de 20 destacando os trabalhos de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Antonio Gomide, Vincente do Rego Monteiro, Ismael Nery, Lasar Segall e Flávio de Carvalho.
Seguindamente o modernismo segundo núcleo da exposição, apresenta Tendências Abstratas com obras de Antonio Bandeira, Sheila Brannigan, Iberê Camargo, Milton Dacosta, Mario Cravo Jr. Danilo Di Prete, Arnaldo Ferrari, Arcângelo Ianelli, Manabu Mabe, Felícia Leirner, Frans Krajcberg e Yolanda Mohalyi.
Já no terceiro módulo, Impactos da Nova Figuração, de meados dos anos 60 e 70 apresenta as transformações vividas nas artes, com obras que redefiniriam conceitos, pre -estabelecidos e inovariam a linguagem trabalhos de José Roberto Aguilar, Rubens Gerchman, Antonio Henrique Amaral, Humberto Espíndola, Duke Lee e de João Câmara.
Finalmente fecha a exposição, o núcleo Caminhos da Arte Contemporânea com um apanhado das mostras Jovens de 1967 e 1974, trazendo os trabalhos de José Alberto Nemer, Carmela Gross, Maria Cecília Andrade, Aieto Manetti Neto e Paulo Herkenhoff, artistas que renovaram a linguagem artística brasileira.
O museu fica na Avenida Rui Barbosa, 960, Graças, aberto de terças a sextas-feiras das 9h às 17h e das 14h às 17h, aos sábados e domingos.Arte Brasileira no Acervo do MAC USP - 14/08 a 21/09, de terça a sexta (das 9h às 17h), sáb e dom (14h às 17h). Entrada franca.