terça-feira, 9 de setembro de 2008

RECIFE NO COMÉRCIO EXTERIOR ECOMEX 2008

Após quatro anos Recife é sede da 129º edição da ECOMEX Encontro de Comércio Exterior, o evento que acontece nesta quinta-feira 11/09/2008 das 8h às 18h, no Chevrolet Hall além de apresentar os procedimentos para exportar e estimular a participação do empresariado brasileiro, em particular do micro e pequeno, no contexto internacional também servirá para promoção das exportações pernambucanas no contexto global do comercio mundial.
O mais importante evento do setor busca fornecer aos micros, pequenos e médios empresários todas as ações desenvolvidas para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, a estrutura do comércio exterior brasileiro e as normas e procedimentos vigentes na área, de igual modo o encontro serve para a aproximação do setor público com a iniciativa privada.
Painéis sobre “Políticas e Ações de Comércio Exterior” ; “Instrumentos de Apoio e Estímulo ao Comércio Exterior” e “Mecanismos de Financiamento ao Comércio Exterior” serão abordados por especialista. Por outro lado às entidades locais ministrarão oficinas temáticas e setoriais com enfoques no “Acesso ao Mercado Asiático – como negociar com a Índia e com a China”, ministrada por representantes da India Trade Promotion Organization e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China e a “Facilitação de Acesso ao Mercado Externo”, com palestrantes do Itep, Correios e Banco do Brasil.
Ademais durante o Encomex será apresentado o Programa de Adequação do Produto ao Mercado Externo (Progex), o Exporta Fácil e o Balcão de Comércio Exterior.
Finalmente o evento propiciara a assinatura do termo de parceira da Rede Exporta PE, a entrega do Prêmio Exportador, concedido pela Fiepe, e a assinatura do protocolo de intenções para produção dos projetos Aprendendo a Exportar por Pernambuco e Primeira Exportação, ambos da Secex/MDIC.
A ECOMEX é uma iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/MDIC) com cooperação do BNB, BNDES, Caixa, Correios, Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe/CIN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE) assim como também a Agência Comercial Holandesa, Banco do Brasil, Câmara Americana de Comércio (Amcham), Faculdade São Miguel, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Sudene e Superintendência Federal de Agricultura/Mapa.
As inscrições para o encontro pela Internet, podem ser efetuadas no endereço http://www.encomex.desenvolvimento.gov.br/ , ou por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), pelo telefone (81) 3181 7359 ou 7378.