quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

2º EDIÇÃO DO GARANHUNZ JAZZ FESTIVAL 2009

Pernambuco se consolida cada vez mais como eixo nacional e internacional da musica em toda a extensão da palavra, nesse sentido o Prefeito de Garanhuns Luiz Carlos de Oliveira apresentou em coletiva a imprensa as atrações e dados da 2º edição do Garanhuns Jazz Festival, 2009.
O evento que no início surgiu para promover o turismo e aquecera a economia do município na época carnavalesca, onde, a cidade praticamente parava hoje recebe mais de 10 mil turistas nos três dias de apresentações o que rendeu o Prêmio Mestre Salustiano de 2008 para o festival.
No referente aos pontos receita e emprego para o município a Secretária municipal de Turismo Gabriela Valença, disse, “a duração do festival no ano passado gerou em torno de R$ 1,6 milhão e seiscentos mil, a ocupação foi de 80% dos leitos da rede hoteleira da cidade com um fluxo de mais de 10 mil pessoas, para este ano a expectativa é que se dobre o valor de receita para R$ 2,5 milhões e quinhentos mil e sem dúvida chegar a 100% dos leitos ocupados com quase 20 mil visitantes”.
Para este ano a grade de atrações dos dias 21 a 23 de fevereiro traz 18 shows que fazem a festa dos turistas.
Divididos em dois palcos (Praça Guadalajara) e (Parque Van Der Linden) atrações como Nuno Mindelis, Lancaster, Igor Prado Band, Carlos Malta, Marcelo Martins e Robson Fernandes tocam o melhor da produção nacional do gênero.
A participação internacional fica por conta dos equatorianos da orquestra Nuages, e os americanos Paul Wheeler e Clay Ross.
Segundo o curador do Festival o Jazz faz parte também da cultura mundial da música, do Brasil e de Pernambuco, “Estamos consolidando a vocação e o gosto desta região pela boa música exportando, atrações de qualidade para outros festivais pelo Brasil todo”.
Ao ser perguntado sobre o ponto Funcultura o mesmo destacou, “não fomos apoiarados, por que segundo os critérios da entidade o festival não tem frevo nem maracatu então resta continuar nosso trabalho e agradecer de forma especial o apoio da Prefeitura de Garanhuns e da iniciativa privada que mesmo com seus orçamentos comprometidos para investir em eventos na época de carnaval nos acolheu de forma extraordinária”.
Este ano os homenageados do festival são o poeta da cidade Romildo Maia Leite e Toinho Alves, fundador do Quinteto Violado falecido ano passado.