domingo, 14 de setembro de 2008

77 ANOS DE LEALDADE AO JORNALISMO

Em 1931 a AIP, Associação da Imprensa de Pernambuco era fundada por Mário Melo, Apulero de Assunção, Oscar Pereira, Altamiro Cunha, Caio Pereira, Esmaragdo Marroquim e Austro Costa que levantando as bandeiras do direito à expressão, a liberdade de imprensa e democracia legitimarão a importância do profissional de imprensa no acontecer do Estado.
De lá para cá muita coisa mudou com a implantação do jornalismo clientelista e de conveniência que muitas vezes nos surpreende porem o espírito de luta e o compromisso com a informação se manteve nas bases de uma associação que venceu o tempo e que apesar de não tão cheia de fontes econômicas soube ser fiel ao sentido comum e leal ao exercício correto da profissão no Brasil.
Nesse preâmbulo o Restaurante Dom Pedro na rua do Imperador Pedro Segundo foi o palco da comemoração dos 77 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), sexta-feira 12/09 no bairro de Santo Antônio Recife, a entidade que representa o pioneirismo da Imprensa nacional e Pernambucana foi a segunda instituição jornalística criada depois da fundação da Associação Brasileira da Imprensa legitimando e defendendo os direitos da profissão de jornalista no Brasil.
Figuras da história do nosso jornalismo dos últimos 50 anos estiveram presentes e entre os destaques os senhores Luiz Felipe Moura, Múcio Aguiar Neto, Djalma Xavier, Francisnaldo Gonçalves da Silva entre outros alem do presidente da entidade José Calazans Neto.
O evento também serviu para o lançamento do Site da Associação (www.imprensa-pe.com.br) e do Prêmio “Os melhores da imprensa de Pernambuco 2008” o “Oscar da imprensa pernambucana” o qual já tem o regulamento no ar no site oficial da entidade com entrega marcada para o dia 16 de dezembro.
Os jornalistas interessados em participar podem enviar seus trabalhos, nas categorias impressa (jornal e revista), TV, rádio, assessoria de imprensa e digital (sites e blogs), que tenham sido publicados de janeiro até o dia 12 de novembro, quando se encerra o prazo de inscrição.
A comemoração também teve o apoio da União Brasileira dos Escritores de Pernambuco, do Gabinete Português de Leitura, do Centro Cultural Brasil-República Tcheca, da Federação Brasileira de Produtores Culturais e do Tribunal de Contas do Estado.
Informações do regulamento ou pesquisa pelo telefone 3088. 2779 ou no site (www.imprensa-pe.com.br).